12/10/2014

Resenha: Ouro, Fogo & Megabys - Felipe Castilho

Oi povo leitor, peço desculpa pelo sumiço, tive muitos trabalhos escolares nesse ultimo bimestre. Vai ter mais post porque essa semana não vai ter aula nas escolas publicas de São Paulo por causa do dia do professor. Espero que goste da resenha. Até a próxima!


Saga: O Legado Folclórico
Ano de lançamento: 2012
ISBN: 9788565383134
Páginas: 288
Editora: Editora Gutenberg
Nota: ★★★★

Alguns de vocês devem saber que eu fui à Bienal em agosto, logo no primeiro dia fui no estade da Gutenberg e fiz a festa. Conheci o Felipe Castilho, Babi Dewet e a super fofa Barbara Morais. 

Você lembra daquelas historias com saci, sereias, cuca, lobisomem, toda essa mitologia nacional, que ouvimos na escola e dos nossos parentes. Felipe Castilho misturou em seu livro ação, folclore brasileiro e vídeo game, que deu muito certo. Adoro livros sobre o folclore brasileiro, hoje em dia não é mais tão falado. Esse livro me lembrou outro que tinha lido com uns 10 anos, tendo como tema o folclore, se chama "As Aventura de Benjamim" (não fez muito sucesso), mas encontrei no submarino esta com precinho bom. Acho que deveria ter mais livros sobre o nosso folclore e explorar mais sobre o assunto.

Anderson Coelho um garoto comum, mineiro de 12 anos, é o segundo melhor jogador de um jogo RPG chamado Battle of Asgorath (BoA), por isso é convidado por um tipo de ONG misteriosa de São Paulo chamada Organização(que defendem a natureza, contra coisas materiais, etc) para participar de uma missão para resgatar a Mãe D’ouro das mãos de Wagner Rios, um empresario ganancioso que se faz de bonzinho, mas esta envolvido em uma conspirações contra a natureza e as criaturas do folclore.

O Felipe estava vendendo livros no estande da Gutenberg na bienal, eu estava vendo alguns livros, quando ele me falou do livro dele, eu não o conhecia pela internet e nem sabia da existência do livro dele, mas acabei gostando da capa e me interessei muito pelo enredo da historia.  Valeu muito apena ter comprado. 

O Castilho tem uma escrita tão gostosa, emocionando ao decorrer da historia. Ele misturou o clima dos livros internacionais com o folclore brasileiro, se afundando na mitologia. Adorei que a historia se passar em São Paulo, deixando a historia bem nítida na minha cabeça.

O livro tem uma capa muito bonita, que chama bastante atenção. A diagramação está perfeita, eu soube que na primeira edição estava com alguns problemas de revisão, mas a editora arrumou  na segunda. Dentro tem um glossário com gírias de jogadores de RPG bem engraçada e em cada começo de capitulo tem uma ilustração em preto e branco, que lembra os desenhos de cordel.

O livro tem problemas, mas é muito bom. Felipe Castilho é um ótimo escritor, tem muito talento, ele é um escritor nacional que promete! 

Espero que vocês leiam, se já leu me conta o que você achou nos comentários, sempre é bom ver opiniões de outros leitores. 

Obrigado por ler, até o próximo post! 


Siga o Menino Lit

Um comentário: