29/08/2014

Resenha: Por que Indiana, João - Danilo Leonardi

Ano de lançamento: 2014 
ISBN: 9788578552381 
Páginas: 208 
Editora: Giz Editorial 
Nota: ★★★★

Tenho certeza que todo mundo que é fã do Cabine Literária estavam super animado para o lançamento do primeiro livro do Danilo. Fui à bienal como vocês sabem, tem até post sobre meu primeiro dia (e único se eu não for dia 31) e peguei autografo do Danilo e dei o boton do blog. Tenho muito orgulho do Dani porque ele fez um ótimo e ainda por cima é de Guarulhos, escritor daqui é novidade para mim.

O livro é narrado por João Vitor, um garoto que esta no ensino médio, meio deprimido e tímido, tem um vlog com o seu único amigo Daniel e sofre muito bullying pelo seu agressor Guilherme, o cara mais popular da escola e parece ser amado por todos. 

O bullyng que João sofre vai muito alem de xingamentos e apelidos bestas, ele é agredido fisicamente e a escola não da à minima, até os professores vãos na onda dos alunos.  E o livro sendo narrado pelo ponto de vista de João e podemos ver como ele sente e da muita pena, porque ele quer apenas paz e que os valentões saiam do pé dele.

Em um dia na sala de aula o professor não esta e Guilherme aproveita para bater em João, mas acontece uma coisa que ninguém esperava, aquele garoto quieto e tímido revida com um chute em seu agressor, é gravado e vira vídeo viral  na internet. De um excluído passa ser um garoto popular e herói para aqueles que também sofriam bullying, Guilherme o garoto que parecia ser amado por todos começa ser odiado literalmente, todos mesmo alem da escola.

João vira tipo uma celebridade na web, começa a participar varias coisas como programas e entrevistas. O vídeo deu muitas consequências na vida do garoto, com seus colegas, a família e até a vida pessoal. Acontecem coisas que surpreenderam e me conquistou, quando eu estava lendo me coloquei no lugar dele e deixou muito afrito pelas escolhas que ele faz, ele é como agente tem defeitos e qualidades. O livro fala um pouco de outros tipos de bullying e também alguns assuntos jovens.

 A historia é muito real, passa a mensagem sem falar o que é certo e errado, deixa tudo subentendido, que é bem legal. A escrita do Danilo é direta e a leitura flui muito bem, mais senti que ele poderia ter se aprofundado mais no nome Indiana João.


Recomendo para todo mundo, não importa a idade, o livro ensina que devemos lutar pelo que agente acredita e que bullying é uma coisa que podemos combater juntos. O livro deixa você com aquela curiosidade de saber como ficaram os personagens e a escola quando acaba o livro. E deixa aquele gosto de quero mais!

4 comentários:

  1. Nossa. Amei.
    Eu tinha visto a capa por ai nas livrarias mais nem me interessei muito...
    Depois dessa resenha esse livro foi direto pra minha lista \o/

    maisumleitor.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom? Este livro realmente é muito bom e deixa mesmo um gostinho de quero mais. A narrativa do Danilo flui tão bem que mal conseguimos ver a leitura passar, não é verdade?! E o tema, mesmo que um pouco batido, é desenvolvido de uma forma tão única que deixa de ser mais do mesmo ^^" Gostei muito também =D

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  3. Verdade Polly, a leitura é super rápida! Beijos :3

    ResponderExcluir